Você acorda e já não tem coragem de pegar o celular.

Em meio a mensagens com reclamações dos seus downlines e de credores cobrando dívidas impagáveis naquele mês, parece que desesperar é a única opção possível. 

É neste momento que surge, sedutora, a “empresa da moda” prometendo tudo aquilo que você não tem – bônus alavancado, produtos revolucionários, logística impecável e, claro, um incentivo extra (R$) pra você se cadastrar e trazer sua equipe.

A adrenalina do recomeço, de repente, começa a tomar cada célula do seu corpo, te convidando a jogar tudo para o ar e “ouvir” sobre mais um “negócio revolucionário”.

No fundo, você sabe que o plano de compensação e os produtos não são assim tão diferentes da sua empresa atual. 

Que a logística é praticamente a mesma das outras. 

E que este “incentivo financeiro” não vai durar mais do que três meses, te empurrando em seguida para uma situação pior do que a anterior.

Quando percebe, não conseguiu convencer nem 20% da sua equipe para fazer este movimento junto com você. 

E agora tem de recomeçar com menos credibilidade, zero moral com a rede e sem perspectivas de mudar este cenário.

Quem nunca viu essa história se repetir algumas centenas de vezes?

Ok, mas qual a solução?

Obviamente, não existe fórmula mágica para consertar essa situação, mas vão aqui algumas possibilidades para você não deixar que essa adrenalina da busca contínua pela “empresa da moda” mate aos poucos a sua carreira:

  1. Duvide dos prints exibindo ganhos extraordinários na tal empresa. Em muitos casos, os resultados são inflados artificialmente, para que usem isso para atrair outras pessoas. 

    Ou não contam a história completa de que receberam um crédito como “incentivo” para trazer consultores de outras empresas.

    Embora não seja a maioria que faça isso, é algo comum e que você deve se atentar.
  1. Escolha empresas de forma mais criteriosa: além de analisar a viabilidade do plano de compensação, considere também qualidade e preços dos produtos, atratividade pro cliente final, diferenciais, inovação, corporativo, qualidade logística, visão de mercado etc.
  1. Nas vacas gordas, faça uma reserva de emergência: tenha em mente que o sobe-e-desce é normal para a maioria dos negócios de qualquer segmento. 

    Então, quando estiver em alta, separe o suficiente para pagar pelo menos de três a seis meses do seu custo de vida. 

    Assim, você não precisará embarcar na primeira empresa que te ofereça um “incentivo”, e poderá tomar sua decisão com mais tranquilidade.
  1. Diversifique sua renda: todo empreendedor sabe que é necessário diversificar sua renda, seja em investimentos financeiros ou em outros negócios.

    Afinal, são muitos os fatores externos que podem impactar o seu resultado, por decisões da empresa ou pelo próprio cenário econômico.

    Por isso, quando tiver condições financeiras, procure investir em pequenos negócios locais ou pela internet, para que se tornem uma nova fonte de renda independente do Marketing de Rede. 
  1. Faça uma autoanálise: é sempre muito difícil olhar para dentro de nós, mas busque refletir sobre o que poderia estar fazendo de diferente para melhorar os seus resultados.

    Será que precisa aprofundar mais o conhecimento de marketing digital? Ou aprimorar suas habilidades de liderança? Ou ter mais humildade para recomeçar do zero com a mesma intensidade do início?

Muitas vezes a busca por um novo negócio pode ser somente uma fuga de problemas que não temos coragem de enfrentar internamente.

Faço esse alerta porque já vi muitas “empresas da moda” surgirem nos últimos anos, com aquele famoso “barulho” e prometendo uma “grande explosão”.

Infelizmente, essa adrenalina de iniciar algo novo também fez pessoas de respeito verem o trabalho de longos anos ir por água abaixo, por se deixarem levar pela emoção do momento.

Não estou dizendo que você deve ficar para sempre num negócio que já não faz mais sentido a seu ver. 

Mas sim que reflita bem antes de tomar decisões irreversíveis para sua trajetória como empreendedor no Marketing de Rede.

Fábio Guedes é jornalista e atua desde 2017 na Venda Direta e Marketing Multinível, construindo estratégias de conteúdo e comunicação institucional para grandes empresas e lideranças do mercado. Atualmente, presta consultoria de Comunicação e Marketing para empresas de Venda Direta, MMN e Franchising e é editor-chefe do portal upline.news

Leave A Reply

Receba 1º os nossos conteúdos