Se em pleno 2022 alguém ainda diz que Marketing Multinível é pirâmide, essa pessoa está mal informada ou má intencionada.

A desinformação, infelizmente, é comum pelo fato de praticamente todas as pirâmides se apropriarem do nome do Marketing Multinível, na tentativa de dar legitimidade ao esquema.

Alguns influenciadores, por sua vez, aproveitam essa brecha para polemizar e ganhar audiência em cima de pessoas que estão atrás de qualquer justificativa para não se dedicar a algo novo.

Afinal, é muito mais simples se esconder atrás de desculpas e falsas acusações do que arregaçar as mangas e aprender uma nova atividade.

Mas não se preocupe…

Se você chegou até aqui em busca de conhecer melhor o Marketing Multinível sem pré-conceitos, neste artigo você vai saber:

  • Como diferenciar uma empresa de Multinível legítima de um esquema de pirâmide
  • Como identificar o jogo de sedução das pirâmides
  • Como escolher uma empresa de MMN para empreender
  • A opinião de grandes empresários sobre o Multinível
  • O que responder quando alguém disser que Marketing Multinível é pirâmide

Como funciona um esquema de pirâmide

A pirâmide financeira, ou Esquema Ponzi, é sustentada tão somente pelo recrutamento de novos investidores.

Para isso, esses esquemas atraem as pessoas pela promessa de dinheiro fácil e por rendimentos absurdamente altos e incompatíveis com o mundo real.

Via de regra, se você tem um amigo lhe convidando para um investimento que gere rendimentos acima do comum de forma garantida tenha ganhos por indicação, provavelmente se trata de uma pirâmide ou outro negócio escuso.

Afinal, não há como garantir ganhos em qualquer atividade empreendedora.

Como sempre acontece em esquemas piramidais, em determinado momento a entrada de novas pessoas é insuficiente para pagar os rendimentos prometidos a todos os investidores.

É nessa hora que o dono da pirâmide inventa alguma história (ou simplesmente some do mapa) para embolsar todo o dinheiro e escapar sem deixar vestígios.

Toda promessa de dinheiro fácil gera desconfiança, mas existe todo um jogo de sedução que leva muitas pessoas a acreditarem na legitimidade desses esquemas – e perderem um dinheiro suado nas mãos dos estelionatários.

Como identificar o jogo de sedução das pirâmides

Normalmente, esses esquemas vêm camuflados por trás de mercados “inovadores”, como trade, Bitcoin, criptoativos, NFT e outros nomes complicados usados para confundir e seduzir você.

Não que estes mercados sejam ilegais. Mas é fato que nenhum deles tem como premissa a necessidade de indicação de novas pessoas e os ganhos garantidos em altas quantias.

É comum também a pessoa que te convidou contar sua própria experiência e relatar casos de outras pessoas que estão conseguindo ganhar e sacar o dinheiro investido.

Isso porque facilitar o saque inicialmente faz parte da estratégia da pirâmide, para se parecer legítima. Mas, ao longo dos meses, tenha certeza que haverá cada vez mais travas para você conseguir reembolsar o seu dinheiro.

Os sites dessas empresas, geralmente, trazem informações desconexas, sem clareza e recheadas de erros de português.

As redes sociais seguem o mesmo princípio, pois não há uma preocupação real com aspectos básicos de marketing e comunicação.

O objetivo é tão somente camuflar uma operação ilegal balizada no chamado “dinheiro pelo dinheiro”.

Como se comportam os donos de pirâmides

Os donos dessas pirâmides (ou laranjas), na maioria das vezes, se mostram como grandes empresários nas redes sociais, mas aos poucos vão saindo de cena, até sumirem.

Há casos, ainda, em que você sequer consegue encontrar essas pessoas nas redes sociais.

Portanto, ao conhecer uma empresa, procure saber quem são as pessoas que fazem parte do corporativo e seu histórico profissional.

Faça uma busca também no Reclame Aqui e veja se a empresa está respondendo seus consultores – e a forma como ela se posiciona diante dos problemas diários.

Em geral, desconfie se houver:

  • Promessa de dinheiro fácil
  • Ausência de produto/serviço
  • Rentabilidade exagerada
  • Informações obscuras sobre a empresa
  • Site mal desenvolvido
  • Ausência dos donos nas redes sociais

Como funciona o Marketing Multinível legítimo

O Marketing Multinível é um canal utilizado pelas empresas para vendas de produtos e/ou serviços, utilizando a venda direta e a construção de equipes.

Ou seja, o consultor compra os produtos a preço de atacado e revende a preço de cliente final, com uma margem de lucro que costuma ir de 30% a 100%.

E ao construir sua própria equipe, ele ganha uma porcentagem de tudo o que essas pessoas movimentarem.

De onde vem o dinheiro para pagar os consultores no Marketing Multinível?

Ao ver o plano de bonificação de uma empresa de Marketing Multinível, é normal você se perguntar de onde vem o dinheiro para pagar tantos bônus aos consultores.

Isso é possível graças a um modelo comercial que dispensa intermediários e não faz investimentos em propagandas nas mídias tradicionais.

Imagine, por exemplo, uma empresa do mercado tradicional. Até o produto chegar aos supermercados e demais pontos de distribuição, existe um gasto alto em marketing, logística e parcerias com os pontos de vendas.

Já no caso do Marketing Multinível o consultor exerce todos esses papéis e faz o produto chegar direto ao cliente final.

Portanto, ele merece ser remunerado não apenas pela venda em si, mas também por fazer a promoção através do famoso boca-à-boca e a distribuição dos produtos/serviços.

O Multinível estabelece um modelo de negócios baseado no recrutamento de agentes ou distribuidores, que, além de indicarem produtos, podem ainda sugerir outros distribuidores, criando assim um sistema de escoamento de produtos e negócios, explica a advogada Sylvia Urquiza, especialista em Direito Penal Empresarial.

Neste vídeo, a Associação Brasileira das Empresas de Venda Direta (ABEVD) esclarece como funciona na prática o Multinível:

As principais diferenças entre Marketing Multinível e pirâmide financeira

Marketing Multinível

Pirâmide financeira

  
Vende produtos e serviços a um preço competitivo A relação é somente do dinheiro pelo dinheiro ou utiliza produtos supervalorizados para justificar os ganhos
Não faz promessas de ganhos de dinheiro fácil Promete ganhos exorbitantes
Não exige grandes investimentos iniciais Estimula o investimento em altas quantias
Gera nota fiscal e recolhe impostos Nem sempre cumpre os compromissos fiscais
Tem garantia de devolução de dinheiro e respeita o Código do Consumidor Nem sempre oferece a possibilidade de desistir do negócio
Mercado presente em mais de 100 países e que movimenta cerca de US$ 200 bilhões anualmente de forma legal Crime de estelionato

Existem “pirâmides de produtos”?

Na busca por mascarar um esquema de pirâmide, há esquemas que se utilizam de produtos ou serviços, como no famoso caso da Telexfree.

Em geral, estes produtos/serviços contêm preços absurdamente elevados, com o intuito de somente justificar o modelo de negócio.

Ou seja, não são atrativos ao cliente final. Servem somente como pano de fundo para o pagamento da rede.

Cedo ou tarde, essas “empresas” precisarão sair de cena, pois não conseguirão sustentar um canal de vendas sem clientes por muito tempo.

Como escolher uma empresa para empreender no MMN

Agora que estão claras as diferenças entre Marketing Multinível e pirâmide financeira, vão aqui algumas orientações que vão te ajudar a escolher uma empresa para empreender neste mercado:

  • Procure empresas com produtos que você consuma no dia a dia, pois você conseguirá falar sobre eles de forma honesta e com brilho nos olhos
  • Observe se a empresa tem produtos com diferenciais competitivos. Isso facilitará o processo de vendas da sua equipe com o cliente final
  • Pesquise se os produtos têm preços competitivos em comparação com outras companhias do mercado tradicional
  • Busque saber se os profissionais do corporativo têm experiência no mercado de Marketing Multinível
  • Pesquise sobre a história da empresa e de consultores que estão tendo resultado de vendas e de crescimento das suas equipes
  • Observe se a empresa oferece ferramentas para facilitar as vendas e o recrutamento online

E tão logo se decida, comece rápido e com foco total no crescimento do seu negócio, pois, em geral, quem determina o sucesso no Marketing Multinível é sua capacidade de aprender rápido e partir para a ação.

Conheça personalidades que apoiam o Marketing Multinível

Marketing Multinível é uma experiência de empreender e uma boa escola de vendas – Flávio Augusto – Empresário fundador da Wise Up e escritor, autor de Geração de Valor e Ponto de Inflexão

—-

Tente o Marketing Multinível. Você terá treinamento apropriado e não terá chefes pegando no seu pé. Os resultados serão consequência direta do seu esforço – Max Gehringer – Administrador de empresas e escritor

—–

Muitas pessoas não têm a dimensão de como o Marketing Multinível é uma das melhores oportunidades de negócio que existem no planeta Terra. Hoje, milhões de pessoas ganham suas vidas no Marketing Multinível. É uma ótima oportunidade, porque você começa com pouco capital, tem treinamento e ganha através da sua própria dedicação – Roberto Shinyashiki – Palestrante, médico e empresário

—-

O bacana do sistema de rede é a transferência de “know-how”. Para se aprender algo há uma curva de aprendizado e no Multinível esta curva é acelerada. Outra coisa importante é o pequeno capital necessário para entrar no sistema. A pessoa não precisa de um grande capital e ainda tem amigos que desenvolvem a atividade junto com ela – Lair Ribeiro – Médico, professor e palestrante

—-

O que você semeará, você colherá, é a lei da Natureza. O Marketing Multinível está perfeitamente alinhado com isso, você ganha exatamente o que você merece. Isso é raro hoje em dia. – Bob Proctor – Escritor e palestrante

—-

Não tem como não acreditar no Marketing Multinível. Não tem como planejar o seu futuro sem contar com uma iniciativa empreendedora. O futuro do emprego é você criar o próprio emprego e o Multinível é o melhor exemplo disso – Gustavo Cerbasi – Consultor financeiro e escritor, autor de “Casais inteligentes enriquecem juntos”

—-

O Marketing Multinível dá às pessoas a oportunidade de, com muito baixo risco e muito baixo investimento, criar seus próprios ativos e adquirir riqueza – Robert Kiyosaki – Empresário, investidor e escritor, autor de “Pai Rico, Pai Pobre”

O que dizer quando alguém me perguntar se Marketing Multinível é pirâmide?

 Se essa pessoa está realmente com dúvidas legítimas, pergunte o que ela entende sobre pirâmides e, em seguida, explique a diferença para o Marketing Multinível, com educação e paciência.

Você pode também compartilhar este artigo, com todas as evidências sobre a legalidade e as vantagens deste modelo de negócio.

Mas se for alguém que diz isso para polemizar ou para justificar sua má vontade em buscar algo novo, simplesmente ignore e não perca seu tempo.

Não deixe que a ignorância alheia tire sua vontade de vencer por meio do Marketing Multinível ou de qualquer outra atividade.

Fábio Guedes é jornalista e atua desde 2017 na Venda Direta e Marketing Multinível, construindo estratégias de conteúdo e comunicação institucional para grandes empresas e lideranças do mercado. Atualmente, presta consultoria de Comunicação e Marketing para empresas de Venda Direta, MMN e Franchising e é editor-chefe do portal upline.news

Deixe um comentário

© 2022 Todos os Direitos Reservados a Upline.News

Assine nossa Newsletter

Receba em primeiro lugar as novidades e conteúdos exclusivos do Upline.News



This will close in 0 seconds