É impossível conceber a construção de um negócio de Marketing Multinível sem focar primeiro no digital, e em segundo lugar no porta-a-porta.

Ainda assim, grande parte das empresas do nosso mercado e os sistemas de Marketing Multinível em geral parecem ter parado no tempo.

Por uma série de motivos, não acompanharam na mesma velocidade a evolução da venda presencial para a venda social.

O resultado disso tem sido uma grande dificuldade dos consultores obterem resultados significativos, sem contar com o respaldo de ferramentas que os ajudem a promover, vender, recrutar e duplicar pela tela do seu celular.

Eis abaixo algumas dessas ferramentas que facilitariam a vida dos consultores e, consequentemente, impulsionariam os resultados das empresas:

1) Escritório Virtual adaptável a cada perfil de consultor

O revendedor tem necessidades diferentes do líder de Multinível.

Da mesma forma, as pessoas que acabaram de entrar na empresa precisam receber informações específicas, para que possam dar os próximos passos no negócio o mais rápido possível (antes que desistam).

Portanto, o sistema precisa ser inteligente o suficiente para se adaptar a cada perfil de consultor: novo, revendedor e construtor/líder.

Deve ser capaz também de fornecer relatórios precisos aos líderes e estimular o avanço dos consultores aos próximos níveis. Ao mesmo tempo, tem de ser simples o bastante para ser compreendido por pessoas de todas as idades e níveis sociais.

Porém, o que vemos atualmente são sistemas de Marketing Multinível complexos até mesmo para realizar o cadastro e o primeiro pedido. Isso obriga o patrocinador a fazer um esforço muito grande no processo de fechamento.

E quanto maior a complexidade, mais isso interfere diretamente nos resultados das empresas.

2) Loja virtual atrativa e intuitiva

Você já tentou comprar qualquer produto na loja virtual do consultor de uma empresa de Multinível?

Se sim, vai concordar que, na maioria das vezes, não é uma experiência das mais fáceis.

Isso porque, até pouco tempo atrás, as lojas virtuais sempre foram encaradas como algo de segundo plano. Afinal, a grande força de vendas sempre esteve nas mãos dos líderes e dos revendedores porta-a-porta.

Porém, o comportamento do consumidor mudou drasticamente nos últimos anos. Hoje,  90% dos brasileiros pesquisam na internet antes de realizar qualquer compra, segundo pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Este fenômeno chegou com força ao nosso mercado durante a pandemia e, hoje, as vendas diretas online já superam as presenciais.

Ou seja, se quiserem ser competitivas neste novo cenário, as empresas de Multinível devem oferecer aos seus consultores lojas virtuais com layout atrativo. As páginas devem vir recheadas de fotos e informações completas sobre os produtos, com um processo simples de compra em dois ou três cliques.

É necessário, ainda, se aproximar ao máximo da experiência de compra dos grandes marketplaces, com remarketing, recuperação de carrinho, experiência de usabilidade e outras funcionalidades.

Do contrário, seguirão perdendo muitos possíveis clientes e se tornando inúteis para os seus próprios consultores, que vão precisar cada vez mais de uma loja de primeiro mundo para conseguirem vender.

3) Recrutador automático integrado ao Escritório Virtual

É fato que, para recrutar online, não basta sair por aí compartilhando o link de indicação disponibilizado pelos sistemas de Marketing Multinível.

Hoje, até existem no mercado serviços de recrutadores automáticos com landing pages já pré-formatadas para os consultores trabalharem.

Porém, ao escolherem um desses serviços terceirizados, não é possível acompanhar todas as etapas desde a conversão do lead na landing page até o pagamento do 1º pedido.

Por isso, é fundamental as próprias empresas oferecerem o recrutador automático integrado ao Escritório Virtual do consultor.

Assim, rapidamente, ele consegue saber quais cadastros já converteram e quais precisam de um último “empurrãozinho” para se ativarem.

As landing pages do recrutador, por sua vez, não podem ser construídas de qualquer jeito, pois devem causar boa impressão aos prospectos e serem claras quanto aos benefícios de fazer parte da empresa.

4) Portal de apoio ao consultor

O consultor precisa, em um único ambiente, ter acesso a todos os materiais de apoio necessários para realizar o seu trabalho, como:

  • Peças de compartilhamento nas redes sociais com imagem e legenda
  • Fichas técnicas de todos os produtos
  • Catálogos virtuais
  • Treinamentos de produtos
  • Guias das ações geradoras de resultados com estratégias de vendas, recrutamento, duplicação e construção de liderança
  • Plano de Início Rápido com as primeiras ações que devem ser feitas logo após o cadastro
  • Tutoriais ensinando a como compartilhar o link de indicação, como realizar pedidos, como acompanhar a entrega, como solicitar saque etc.

5) Sistema de treinamento integrado ao Escritório Virtual

O melhor sistema de treinamento não é o que oferece os conteúdos mais completos, e sim o que disponibiliza as informações que o consultor precisa ter em cada etapa da construção do negócio.

Não há sentido, por exemplo, em disponibilizar um treinamento explicando estratégias de lateralidade e profundidade para alguém que sequer se qualificou ao primeiro nível.

Por isso, o ideal é ter um sistema de treinamento integrado ao Escritório Virtual, que libere novos conteúdos em doses homeopáticas, a cada avanço de nível do consultor.

Este mesmo sistema deve oferecer certificados automaticamente a cada conclusão de curso e permitir que as lideranças consigam acompanhar quais dos seus consultores estão, de fato, assistindo aos treinamentos.

Essas são apenas algumas das funcionalidades que ajudariam as empresas a acelerarem os resultados dos seus consultores, aumentando a retenção.

6) Patrocinador automático

O patrocínio responsável é parte fundamental para o alinhamento de expectativas com o novo consultor e tem relação direta com os indicadores de retenção.

Portanto, é um risco as empresas deixarem essa ação tão importante apenas nas mãos dos consultores uplines.

Pelo contrário, elas devem dividir as responsabilidades, entregando a todos informações estratégicas para o processo de construção do negócio.

O patrocinador automático é uma ferramenta simples de ser implantada. Assim que o consultor se cadastra, o Escritório Virtual abre um questionário rápido com perguntas que vão ajudar o upline a entender o perfil dessa pessoa e aonde ela deseja chegar dentro do Plano de Carreira.

Ao concluir o questionário, este novo consultor já recebe um plano de ação personalizado e uma sequência de conteúdos para que possa alcançar os resultados que deseja.

É uma forma também de a própria empresa conhecer melhor as necessidades da rede e atuar estrategicamente junto com as lideranças para levá-las a alcançar seus objetivos.

Todos só tendem a ganhar com isso.

7) Ferramentas adicionais para captação de leads

Além do recrutador automático, é possível oferecer ferramentas adicionais aos consultores tanto para captar leads para venda como para cadastro no negócio, como:

  • Quiz para personalização de produtos
  • Pesquisa de perfil empreendedor
  • Simulações de ganhos
  • Dashboard gameficado
  • Upline virtual
  • Etc.

São ferramentas simples de se desenvolver e que geram dados valiosos tanto para os consultores fazerem o fechamento, como para dar embasamento à empresa nas tomadas de decisão.

A culpa não é dos sistemas de Marketing Multinível

 A falta de ferramentas como essas, definitivamente, não é culpa dos sistemas de Marketing Multinível.

O problema central é que a maioria das empresas de Multinível surgidas nos últimos anos está preocupada, principalmente, com a alavancagem gerada pela atração de líderes.

Infelizmente, são raras as que buscam, de fato, oferecer um ambiente produtivo para o consultor ter resultados no longo prazo.

O desenvolvedor do sistema, por sua vez, vai fazer exatamente aquilo que lhe é solicitado.

E no MMN a maior preocupação ainda tem sido – com poucas exceções – em tão somente parametrizar os bônus do plano de compensação e oferecer alguns relatórios com indicadores para o líder trabalhar a rede.

É fato também que muitas dessas empresas não negligenciam essa área tão estratégica por má intenção, mas simplesmente por falta de conhecimento. Ou por não saber como explicar a sua necessidade para o desenvolvedor do sistema.

Existe algum sistema com todas essas ferramentas?

Nos últimos anos, pude participar do processo de construção e aceleração de algumas empresas de Multinível e sempre esbarramos em muitas dificuldades na tentativa de oferecer um ambiente produtivo para os consultores desenvolverem seu negócio online.

Em um desses projetos, tive a oportunidade de trabalhar com uma equipe de desenvolvedores ágil, comprometida e que colocou boa parte dessas ferramentas para funcionar.

O curioso é que essa mesma equipe já havia atuado em alguns outros projetos de sistemas de Multinível, mas que não havia passado das funcionalidades básicas, como formatação dos bônus, integração de ERP, gateway de pagamento etc.

Isso reforça a constatação do tópico anterior de que não se trata de uma defasagem somente dos sistemas de Marketing Multinível, mas também das empresas que não se preocupam ou não sabem como demandar esses projetos aos desenvolvedores.

Espero, com esta análise, contribuir para a mudança deste cenário e para a criação de um ambiente mais amigável e produtivo, principalmente para os consultores que estão começando a se envolver agora com o nosso mercado.

Fábio Guedes é jornalista e atua desde 2017 na Venda Direta e Marketing Multinível, construindo estratégias de conteúdo e comunicação institucional para grandes empresas e lideranças do mercado. Atualmente, presta consultoria de Comunicação e Marketing para empresas de Venda Direta, MMN e Franchising e é editor-chefe do portal upline.news

Deixe um comentário

© 2022 Todos os Direitos Reservados a Upline.News

Assine nossa Newsletter

Receba em primeiro lugar as novidades e conteúdos exclusivos do Upline.News



This will close in 0 seconds